135 anos de um tesouro em perigo

No dia do aniversário dos 135 anos de sua fundação, a Igreja Positivista do Brasil ganhou uma matéria de duas páginas na seção História da Revista Veja. Os motivos, todavia, não são de comemoração: a matéria destaca o deterioramento da sede da instituição e o desolamento de seus mantenedores, sem recursos para restaurar o prédio e seus acervos.

O Templo da Humanidade, sede da Igreja Positivista do Brasil, se destaca por ser o primeiro templo positivista erguido no mundo para o culto da Religião da Humanidade. Ele conserva os acervos acumulados pela Igreja Positivista do Brasil desde o ano de sua fundação, em 1881. Tendo em vista o papel atuante de seus membros na vida política brasileira, seu acervo  tem relevância histórica, em especial no que diz respeito ao período que vai do final do Império ao final da República Velha.

As sedes da IPB

O Igreja Positivista do Brasil foi fundada em 11 de maio de 1881 por Miguel Lemos, na Rua do Carmo, 14, no Centro do Rio de Janeiro. A instituição foi criada a partir da reformulação da Sociedade Positivista que ali funcionava. Dentre os seus primeiros membros, constavam Miguel Lemos, Raimundo Teixeira Mendes e Benjamin Constant. Em junho do mesmo ano, a Igreja Positivista do Brasil se instalou na Travessa do Ouvidor, 7, no mesmo bairro. Em 1890, a instituição foi para uma sala na Rua do Lavradio, 126, onde aguardou a construção de sua sede própria, o Templo da Humanidade, na então chamada Rua Santa Isabel, hoje Rua Benjamin Constant, na Glória. Em 1891, a Igreja Positivista do Brasil mudou-se definitivamente para o Templo da Humanidade (1890-1897), ocupando então apenas a parte frontal do prédio, onde foi instalada uma pequena capela. O prédio completo é finalmente inaugurado no dia 1 de janeiro de 1897.

Leia também:  Os 134 anos da Igreja Positivista do Brasil