A Igreja Positivista do Brasil

A Igreja Positivista do Brasil foi fundada em maio de 1881 por seguidores do filósofo francês Auguste Comte, sob a liderança de Miguel Lemos. A instituição teve ramificações no Brasil e na Europa.

A religião positivista foi trazida para o Brasil por intermédio de Miguel Lemos (1854-1917) e Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927). Em 1877, os dois jovens estudantes da Escola Politécnica, excluídos do curso por questões ideológicas, viajaram para Paris onde frequentaram círculos positivistas e descobriram o pensamento religioso de Comte.

De volta ao Brasil, os jovens estudantes trabalharam ativamente na divulgação da Religião da Humanidade, certos do poder de transformação social desta religião cívica. Em 1881, Miguel Lemos fundou oficialmente a Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro. Seus membros já eram figuras ativas na vida política nacional, o que permitiu que a instituição desenvolvesse papel determinante no momento da Proclamação da República brasileira.

Em 1897, a Igreja Positivista do Brasil mudou-se de sua sede, no Centro do Rio, para o recém-inaugurado Templo da Humanidade, localizado no bairro da Glória. O prédio foi frequentado por diversas famílias e acolheu cerimônias religiosas, entre as quais o casamento do Marechal Cândido Rondon. No Templo da Humanidade também eram oferecidos cursos de filosofia, de desenho e de ciências para crianças e jovens. Após a morte de Teixeira Mendes, seu mais emblemático líder, a Igreja Positivista do Brasil perdeu muito de sua influência. A atividade religiosa se manteve, todavia, ao longo dos séculos 20 e 21, através de uma agenda de prédicas dominicais e comemorações cívicas. O Templo da Humanidade encerrou temporariamente suas atividades após o desabamento de parte do seu telhado, em 2009, e sua interdição para o público, pela Defesa Civil.

A Religião da Humanidade também se expandiu para outros estados do Brasil. No Rio Grande do Sul o movimento positivista ajudou a divulgar a propaganda política e religiosa da Igreja Positivista do Brasil. Em 1928, foi inaugurada em Porto Alegre uma Capela Positivista, vinculada ao Apostolado Positivista do Brasil. Em Curitiba, no Paraná, também existe um centro religioso positivista, este historicamente independente da Igreja Positivista do Brasil.

chapelle
Prova da vitalidade do movimento positivista na virada do século 19, a Igreja Positivista do Brasil possui uma capela em Paris, berço da Religião da Humanidade, chamada de Chapelle de l’Humanité. A capela foi construída em 1903 por iniciativa do Apostolado Positivista do Brasil, no prédio onde morou Clotilde de Vaux, no bairro do Marais. A decoração do interior da capela é de autoria de Décio Villares e Eduardo de Sá. A construção é hoje tombada pelos Serviços do Patrimônio Francês – trata-se do último templo positivista remanescente na Europa.