Historiadora Elisabete Leal visita os acervos da IPB

O Templo da Humanidade recebeu hoje a visita da historiadora Elisabete Leal, pesquisadora da Universidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Elisabete veio identificar os conjuntos de manuscritos e correspondências que serão tratados em prioridade com o apoio do Ibram e do Inepac no primeiro trimestre de 2016.

A professora vem acompanhando o projeto de revitalização do Templo da Humanidade desde 2014, na forma de uma consultoria. Além de ter pesquisado ao longo de um ano nos acervos da IPB, ela coordenou, ao lado de Paulo Ricardo Pezat, a catalogação dos acervos da Capela positivista do Rio Grande do Sul.

Elisabete está no Rio de Janeiro a convite da IPB para participar da cerimônia de entrega do certificado Memória do Mundo da Unesco, que acontecerá amanhã no Arquivo Nacional. A IPB está entre as 10 instituições brasileiras contempladas pelo programa este ano.

convite seminarioIPBNo dia seguinte, ela irá ministrar uma oficina sobre os acervos da Igreja Positivista do Brasil para as equipes da IPB, do Inepac, do Museu da República e do Museu Casa de Benjamin Constant envolvidas no projeto de recuperação do prédio.

À noite, ela participará do Seminário Positivismo, República e Memória, no auditório do Museu da República, ao lado de José Murilo de Carvalho e de Ivan Coelho de Sá.

Seminário Positivismo, República, Memória
Sexta 11 de Dezembro às 18h
Auditório do Museu da República
Entrada franca
José Murilo de CarvalhoPositvismo, democracia, república
Elisabete LealO Templo da Humanidade: uma Babel positivista
Ivan Coelho de SáO potencial museológico dos acervos da Igreja Positivista do Brasil