Certificado da UNESCO é entregue à IPB

O certificado é fruto dos esforços conjuntos de uma dezena de parceiros da Igreja Positivista do Brasil

A Igreja Positivista do Brasil recebeu, no último dia 10 de Dezembro, a certificação do Programa Memória do Mundo da UNESCO, que confirma o valor histórico excepcional de parte de seu acervo bibliográfico.

A cerimônia ocorreu no Arquivo Nacional, sede do comitê brasileiro encarregado da seleção das candidaturas, presidido por Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial, ao lado de Jaime Antunes da Silva, diretor do Arquivo Nacional, e de Renato Lessa, presidente da Biblioteca Nacional.

O reconhecimento da UNESCO será fundamental para a visibilidade dos acervos conservados no Templo da Humanidade, atualmente em situação de risco. Além do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo, a IPB agradece o envolvimento dos parceiros que a ajudaram na consolidação de sua candidatura e no arrolamento dos documentos, entre os quais o Museu da República, o Museu Casa de Benjamin Constant, o Inepac, o Iphan, a Associação dos Amigos do Templo da Humanidade e a empresa de consultoria Soluções Urbanas. A historiadora Elisabete Leal, especialista dos acervos conservados no Templo da Humanidade, também fez o deslocamento de Pelotas para a cerimônia.

A IPB concentra agora seus esforços na catalogação, acondicionamento e digitalização deste conjunto documental, e conta trazer ao conhecimento do público demais itens de seu acervo, de igual relevância, de modo a viabilizar seu tratamento técnico.