Templo da Humanidade

Acompanhe o projeto de revitalização

Este site acompanha o projeto de revitalização do Templo da Humanidade, prédio tombado pelo IPHAN, INEPAC e IRPH situado no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

O Templo da Humanidade está interditado pela Defesa Civil desde 2009, ano em que parte de seu telhado, fragilizado pela ação de cupins, desabou. Desde então, o prédio e seus acervos sofrem danos irreparáveis pela ação do tempo e das intempéries. No segundo semestre de 2014, a nova direção da Igreja Positivista do Brasil desenvolveu um projeto de valorização histórica da instituição e de seus acervos, buscando apoio de profissionais e parceiros institucionais.

O objetivo deste projeto é angariar recursos para restauração de seu patrimônio histórico. A proposta conceitual se apoia nos acervos da instituição para fomentar uma historiografia sobre as influências do movimento positivista na história do Brasil, em sua diversidade e complexidade, através do incentivo à pesquisa sobre o tema.

O Templo da Humanidade, enquanto sede histórica da Igreja Positivista do Brasil, foi uma importante caixa de ressonância desta corrente política e filosófica. Seu prestigioso acervo é composto de centenas de obras de arte, de uma biblioteca de cerca de 15000 livros, a maioria do século XIX, e de uma coleção de manuscritos e documentos impressos de importância fundamental para a história do país. A presente iniciativa tem por finalidade catalogar, digitalizar e disponibilizar estes registros para a comunidade de pesquisadores, historiadores, estudiosos sobre o assunto, e a todos os brasileiros em geral.

Objetivos do projeto

  •  Restauro e reabertura ao público do Templo da Humanidade
  •  Recuperação dos acervos da Igreja Positivista do Brasil
  •  Fomento à pesquisa em vínculo com universidades e instituições museológicas
  •  Valorização cultural do prédio através de espaço museográfico e de atividades