O Templo da Humanidade

O Templo da Humanidade é a sede da Igreja Positivista do Brasil, instituição que teve participação na organização da República brasileira. Sua arquitetura e seus acervos são hoje tombados. Artistas como Décio Villares e Eduardo de Sá trabalharam na decoração do prédio, que é um registro único da disseminação da Religião da Humanidade pelo mundo.

O Templo da Humanidade fica na rua Benjamin Constant, no bairro da Glória, Rio de Janeiro. Embora a edificação seja imponente, ela passa despercebida por grande parte dos transeuntes, que desconhecem sua história. Apenas os mais atentos se surpreendem com os dizeres que, no alto da fachada, remetem ao lema da bandeira nacional: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.

O prédio abriga a sede da Igreja Positivista do Brasil, entidade religiosa fundada no final do Império, em 1881, no Rio de Janeiro, por seguidores do filósofo francês Auguste Comte (1798-1857). Sua construção se estendeu de 1891 a 1896; a inauguração oficial aconteceu no dia 1º de janeiro de 1897. A data, simbólica, corresponde ao Dia da Humanidade no calendário da Religião da Humanidade.  

O movimento positivista teve uma atuação importante na vida política brasileira. Desde o final do século 19 os membros da Igreja Positivista do Brasil interferiram assiduamente no debate público clamando pela instauração do regime republicano e pelo fim da escravatura. Após a Proclamação da República a influência do positivismo tornou-se mais direta incidindo em decisões políticas tomadas pelo Governo Provisório e ao longo da República Velha.

Este intenso ativismo político deixou um legado na história da República do Brasil, que inclui o desenho da Bandeira nacional republicana, projetado por Raimundo Teixeira Mendes (1855-1927), vice-diretor da Igreja Positivista do Brasil, e a instauração do estado laico, decretado pelo Governo Provisório. O Templo da Humanidade e seus acervos são tombados nas esferas federal, estadual e municipal em reconhecimento da participação da Igreja Positivista do Brasil na construção da história nacional. Parte de seus acervos receberam o selo Memória do Mundo da UNESCO, em 2015.

O Templo da Humanidade também tem a particularidade de ser o primeiro templo positivista edificado no mundo conforme indicações e regras estabelecidas por Auguste Comte, o fundador da Religião da Humanidade.