Acervos da IPB recebem chancela da Unesco

Capas de folhetos impressos pela Igreja Positivista do Brasil

Esta semana, o Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoWBrasil) anunciou a lista das 10 candidaturas brasileiras aprovadas para inscrição no programa de mesmo nome, cuja finalidade é promover acervos bibliográficos ou arquivísticos com valor de patrimônio documental da Humanidade.

A Igreja Positivista do Brasil, a convite do INEPAC, concorreu ao edital com um conjunto de publicações produzidas pela IPB entre sua fundação (1881) e meados do século XX, e apresentado sob o título “República e Positivismo: A Produção Intelectual da Igreja Positivista do Brasil”.

O extenso material selecionado para o programa abrange as mais diversas temáticas (abolição da escravatura, constituição brasileira, laicidade, liberdade religiosa, direitos civis, educação e saúde pública, legislação trabalhista…), discutidas à luz da doutrina de Comte. Ele ilustra a maneira como o ideário positivista alimentou o debate político e intelectual em um momento decisivo de formação da nação brasileira, contribuindo na organização e na definição dos alicerces da República do Brasil.

Trata-se de um registro excepcional da irradiação do positivismo em território nacional. O reconhecimento de seu grande valor documental representa um passo importante para a IPB, cujos esforços têm se concentrado na preservação, restauro e divulgação destes acervos, em estado de conservação precário desde o desabamento do telhado de sua sede, o Templo da Humanidade, ocorrido em 2009.

A lista das candidaturas selecionadas se encontra neste link.

O histórico desta iniciativa pode ser lido aqui.