Apresentação do projeto para o Templo da Humanidade

Seminário Positivismo Ontem e Hoje / Mesa 2

Assista aos vídeos do seminário organizado na Fundação Casa de Rui Barbosa 

A segunda mesa do dia apresentou o projeto de restauração do Templo da Humanidade e abriu espaço para debate sobre suas futuras atividades.

Primeiro a tomar a palavra, Alexandre Martins, diretor da IPB, faz um rápido histórico da situação do prédio e da iniciativa de revitalização, empreendida em 2014, tomando como exemplo as atividades da Chapelle de l’Humanité (capela positivista de Paris). Neste trecho, Clóvis Nery (05:17-11:57), sacerdote da Religião da Humanidade, descreve como eram as prédicas que ocorriam no Templo da Humanidade antes do desabamento do telhado, e Luiz Edmundo Costa Leite (19:54-28:25) faz uma apresentação da futura Associação de Amigos do Templo da Humanidade, que virá acompanhar e apoiar o projeto de revitalização.

Em seguida, Bertrand R Muller (29:08), diretor da Soluções Urbanas, fala sobre o projeto de revitalização que ele vem desenvolvendo junto com a IPB para o Templo da Humanidade, e o arquiteto Luciano Cavalcanti (48:40), do Ateliê Belmonte, expõe as pranchas do prédio restaurado, com seus equipamentos culturais.

Após a apresentação, os debatedores (1:25:52) são convidados a intervir, entre eles Magaly Cabral (Museu da República), Marcos Lopes Brum (Museu Casa de Benjamin Constant), Lucienne Figueiredo (SMU), Paulo Vidal (Inepac), Carina Mendes (Iphan) e Ubirajara Melo (Concrejato).