Museu Auguste Comte reabre em Paris

img_0047 img_0050

A Maison d’Auguste Comte inaugura, nesta quinta (22/01/15), a nova exposição permanente de seu museu, situado no apartamento onde o filósofo francês viveu seus últimos anos, de 1841 a 1857.

Com a reformulação, o museu ganhou vitrines onde estão expostos objetos pessoais e manuscritos de Auguste Comte, além de painéis explicativos que retratam o seu percurso, sua posteridade na vida política e intelectual francesa, e a disseminação de suas ideias no exterior.

img_0068 img_0069
O inglês Jhon Stuart Mill contribuiu para a divulgação das ideias de Comte na América do Norte. Ao lado, mural ilustra internacionalização do positivismo – na galeria de fotos, brasileiros tem expressiva representação.

A visita dos cinco cômodos da “casa-museu”, além de revelar um raro exemplar de apartamento da época, percorre espaços domésticos que foram importantes na produção intelectual do fundador do positivismo. Foram conservados intactos o escritório onde Comte escreveu, entre outros, seu Sistema de Política Positiva e o Catecismo Positivista, a sala onde reunia os membros da Sociedade Positivista, fundada em 1848, as bibliotecas com os livros classificados por ele, a sala de aula ou ainda o quarto de dormir, onde veio a falecer em 5 de setembro de 1857.

img_0056 img_0057 img_0061 img_0062
Os cômodos são um testemunho precioso da vida cotidiana no final do século 19. A extrema direita, a mesa de trabalho de Comte.

A Maison Auguste foi fundada por Paulo Carneiro, embaixador do Brasil na Unesco, em 1954. A ele se deve a reconstituição do apartamento de Auguste Comte, a restauração de seus arquivos e sua transformação em museu. O evento de inauguração contará com a presença do embaixador do Brasil na França, José Mauricio Bustani, em homenagem a esta importante ligação cultural que permitiu a sobrevivência da obra de Comte na França.

20150122_161238_resized

No prolongamento desta iniciativa cultural, a Maison Auguste Comte fechou parceria com a IPB para abrir ao público, aos sábados, a Chapelle de l’Humanité, capela positivista edificada em Paris em 1903 pela Igreja Positivista do Brasil. Em breve mais notícias no blog da IPB!


Musée Auguste Comte – 2° andar
10, Rue Monsieur-le-Prince
75006 Paris – Metrô Odéon
Aberto toda quarta-feira, das 14h às 17h
Entrada 4 euros (inteira)