O Positivismo e suas repercussões na cultura brasileira

Seminário Positivismo Ontem e Hoje / Mesa 1

Assista aos vídeos do seminário organizado na Fundação Casa de Rui Barbosa 

A primeira mesa do seminário trata das repercussões do movimento positivista no Brasil, passado o primeiro momento da Proclamação da República.

Primeiro convidado a se expressar, Gustavo Lacerda/UFPR (1:30) fala sobre a “ortodoxia da Igreja Positivista do Brasil” e seus vínculos com o pensamento de Comte.

O segundo convidado, Luiz Otávio Ferreira/Fiocruz (32:42), trata da “influência do positivismo na institucionalização das ciências no Brasil no início do século XX”. Sua pesquisa aborda o debate ciência pura x ciência aplicada que, sob influência das ideias positivistas, agitou a Escola Politécnica do Rio de Janeiro e a Academia Brasileira de Ciências no período.

A fala de Heloísa Bertol Domingues/MAST/MCTI (1:07:00) aborda o “viés do positivsmo brasileiro na Unesco” influenciado pela ação de Paulo Carneiro, idealizador do Instituto Internacional da Hiléia Amazônica (IIHA), e aponta mais amplamente o impacto dos princípios positivistas nos programas científicos da Unesco, que receberam eco favorável junto aos positivistas Julian Huxley e Joseph Needham, entre outros.

Por fim, Christian Lynch/FCRB (1:35:36) propõe uma releitura de Joaquim Nabuco através o olhar de seu principal crítico, José Verissimo, em sua comunicação “Positivismo x Liberalismo”. O pequisador convida a superar os estigmas habitualmente mobilizados para caracterizar Joaquim Nabuco, cuja origem vem em parte da leitura de José Veríssimo.