Palestra na Sorbonne-Nouvelle sobre o Positivismo e suas influências franco-brasileiras

O museólogo André Angulo, durante visita do Circuito Sítios Históricos da República

O museólogo André Angulo, durante visita do Circuito Sítios Históricos da República

André Andion Angulo, museólogo do Instituto Brasileiro de Museus lotado no Museu da República, foi convidado para dar uma palestra na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3), sobre “A influência francesa nos símbolos da República Brasileira através do Positivismo e a memória deste em Paris efetuada por brasileiros“.

O museólogo adiantou que sua fala irá focar na criação da bandeira brasileira, desmistificando o real significado do verde e do azul; na Marianne, que está presente nas notas do nosso dinheiro; e na idealização de Tiradentes como Jesus Cristo. Outro ponto abordado será a memória do Positivismo na França construída por brasileiros, através do exemplo de três legados: a Capela da Humanidade, a Maison Auguste Comte, e a estátua da Humanidade que ornamenta o túmulo de Comte, no cemitério de Père Lachaise (réplica da do Monumento a Benjamin Constant, no Rio de Janeiro). André Angulo também irá apresentar o Circuito Sítios Históricos da República, que integrava o Templo da Humanidade, e foi uma iniciativa dos museus da República e Casa de Benjamin Constant.

A palestra acontece no Centro de Pesquisas sobre os Países Lusófonos do Departamento de Estudos Ibéricos e Latino Americanos da Sorbonne Nouvelle, em Paris, na próxima terça, dia 3 de março, às 16 horas. O resumo da palestra está disponível neste link.